Sem “vaidade e nem ambição”, Ivan Leite admite pretensão de voltar a ser prefeito de EstânciaCompartilhar
Ivan Leite: “Meu foco é o desejo de ajudar Estância”
O engenheiro, empresário, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Estância Ivan Leite, PSDB, admitiu nesta segunda-feira, 22, que mantém ativada a sua pretensão de voltar a ser prefeito da cidade nas eleições deste ano de 2024.
Mas adverte: “Não tenho vaidade e nem ambição de ser prefeito de Estância mais uma vez”, diz. Então quer ser em nome de quê? “Meu foco é o seguinte: tenho principalmente o desejo de ajudar Estância”, garante ele.
“Tanto é que quando teve o evento para discutir a vinda do campus da UFS para Estância, que é um pleito muito antigo da cidade, me somei inclusive oferecendo em doação uma área de 50 mil metros quadrados para que a UFS pudesse instalar o seu campus em Estância. Mas não me move um desejo atávico de ser a autoridade. Nada desse gênero”, reforça Ivan Leite.
No campo “da autoridade”, Ivan Leite entende que o município de Estância tem sido administrado sem muito vigor, com uma vontade rala do atual prefeito Gilson Andrade, que este ano fecha os oito de gestão, não podendos mais ir à reeleição.
O senhor então não acha que a gestão de Gilson Andrade seja essas cocas-colas todas? “Não é que eu ache que não é essas coisas todas. É que de fato ela não é. Quais foram as indústrias que ele buscou conquistar para Estância? Quais foram os postos de saúde que ele efetivamente construiu? Qual foi a casa de farinha que ele reformou? Qual foi a escola que ele construiu? Qual foi o ônibus escolar que ele colocou para rodar para atender aos estudantes?”, provoca Ivan em forma de perguntas.
“O IFS de Estância parou um curso porque os alunos da região da praia não poderiam vir no ônibus escolar e nem ele disponibilizou outro tipo de transporte. A gente tem no IFS de Estância uma escola de excelência, mas subutilizada, e por culpa dele. Não podemos esquecer que eu deixei 33 ônibus novos no Programa Caminho da Escola e que hoje acho que não tem 10 ônibus rodando. Ah, dirão: mas em 20 anos eles tinham que ir embora mesmo! Tinham. Mas se eu que não tinha tantos recursos consegui comprar 33, claro que ele conseguiria comprar muito mais” compara.
É diante desse quadro que Ivan Leite admite se sentir à vontade para manter ativado o seu projeto de retomar os destinos estancianos mais uma vez. “A probabilidade de eu vir a disputar o Governo de Estância este ano continua alta. Evidentemente que alguns fatores me deram uma balançada, como a morte da minha mãe e os problemas de saúde que tive, mas continuo avaliando como proceder neste futuro próximo. Tenho planos bons”, avisa.
Para Ivan, por ver o gestão de Gilson Andrade sem muita musculatura, não alimenta receio de enfrentar a máquina pública municipal liderada por ele. “Eu não vejo em que o Governo dele possa atrapalhar nosso projeto. Mesmo porque é só comparar a atuação governamental de um de outro e se percebe a grande diferença em favor dos meus dois mandados de prefeito”, diz.
“A gente tem a sensação de que a população de Estância merece o nosso retorno. E digo isso sem demagogia ou hipocrisia. Mas por que digo isso? Quando a gente compara o que na nossa gestão de dois mandatos conseguimos atrair no campo da indústria. O Instituto Federal de Sergipe fomos nós que trouxemos para Estância. Na nossa gestão atraímos o Hospital Regional Jessé Fontes. Quando a gente constata que atraímos milhares de casas populares, viabilizando a legislação e o atendimento para não burocratizar, tem-se aí um diferencial muito positivo na comparação com a atual gestão”, ilustra Ivan.
Jlpolitica