Bertulino protesta por caos nas ciclovias de Aracaju

Bertulino 2

A falta de manutenção e o consequente sucateamento dos 85 kms de ciclovias de Aracaju, promovidos pela administração João Alves foi o alvo do protesto do vereador de Aracaju, Bertulino Menezes (PSB/SE). “Quero lamentar que não há nenhuma atenção desta administração, nenhum respeito para com os usuários das ciclovias”.

“As ciclovias de Aracaju estão sendo destruídas, estão cheias de buracos, impondo risco de acidentes aos seus usuários”, alertou o parlamentar, durante o grande expediente da sessão legislativa na Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 25/11.

O vereador ressaltou que Aracaju já foi destaque na mídia nacional, apontada como a cidade do nordeste que tem 85 kms de ciclovias, construídas em administrações passadas. “Precisamos lembrar que enquanto algumas destas pessoas utilizam a bicicleta como hobbies e atividades físicas, o maior número de pessoas utiliza como meio de transporte, necessitando das ciclovias para se deslocar para seu trabalho, para a escola, para as suas atividades diárias”, comentou, acrescentando que, ao decidir utilizar a bicicleta como meio de condução, o trabalhador consegue economizar nas despesas com deslocamento, visando aplicar os recursos em alimentação e outras necessidades básicas.

Denúncia – Para ilustrar os problemas enfrentados pelos usuários, o vereador exibiu uma reportagem produzida pelo departamento de jornalismo da TV Atalaia, onde os entrevistados protestavam pelos constantes atropelamentos envolvendo ciclistas em decorrência da falta das ciclovias em avenidas de grande fluxo de veículos pesados, assim como pelos recorrentes acidentes de percurso, provocados pelo sucateamento das ciclovias já existentes e que foram abandonadas pela atual administração.

A reportagem provou que, além do usuário individual, o sucateamento impõe risco aos grupos de pedal, que reúnem atletas de alto desempenho e participantes de competições esportivas.

Promessas – Apontando as contradições da administração de João Alves, Bertulino também exibiu um vídeo de campanha, quando o então candidato prometia aumentar a malha cicloviária da cidade, com a implantação de uma faixa que se estenderia do Mercado Municipal à Atalaia, passando pela Rua da Frente, cruzando o rio Poxim,  paralela à ponte do bairro Coroa do Meio, onde seria instalada uma passarela metálica suspensa sobre o leito do rio.

Vinicius faltou com a verdade  

Bertulino classificou como um ato de violência cometido pelo vereador Vinicius Porto, numa clara tentativa de cassar a  palavra do opositor, quando começava a contestar o pronunciamento do presidente da Câmara, que denunciou de forma leviana uma suposta ausência do presidente estadual do PSB/SE, deputado federal Valadares Filho, no plenário da Câmara Federal, durante a votação da Medida Provisória nº 691/2015.

“O vereador Vinicius Porto, que preside esta Casa de forma competente, faltou com a verdade hoje no que se refere ao comportamento do deputado federal Valadares Filho (PSB) durante a votação da Medida Provisória de nº 691/2015”, criticou.

Bertulino fez questão de ler um manifesto, assinado pelo bloco de deputados federais que se opõe à permanência do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB) na condução dos trabalhos no legislativo federal.

No documento, vários partidos, incluindo o DEM – do vereador Vinicius Porto – e o PSDB – do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado -, além do PSB – de Valadares Filho -,  teriam decidido por obstruir a pauta de votações no legislativo federal, em protesto pela resistência do denunciado  em deixar a condução dos trabalhos na Câmara.

Contestando a tese da bancada de Vinicius e dos demais vereadores de  João na CMA, Bertulino esclareceu que o deputado federal Valadares Filho esteve presente e votou favorável ao destaque da MP nº 691/2015 que trata dos terrenos de Marinha. “Não trato como mentiroso, mas digo que ele faltou com a verdade sobre o comportamento do deputado Valadares Filho”, advertiu.

 

Check Also

Prefeitura de Estância prepara uma diversificada programação para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar o dia 5 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.