Alese realiza Sessão Especial em comemoração ao centenário de Lourival Baptista

Click para ampliar

Na tarde dessa segunda-feira (21), por meio da presidência, o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), realizou Sessão Especial em homenagem ao centenário de nascimento de Lourival Baptista. O evento é uma parceria entre diversos órgãos, como o TCE, Prefeitura Municipal de São Cristóvão e Academia Sergipana de Medicina Aconteceu no plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade, da Assembleia Legislativa de Sergipe e contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e imprensa.

A programação comemorativa, que teve início no dia 04 de setembro, segue até o dia 03 de outubro com solenidades, homenagens e cerimônias litúrgicas em torno da memória e da história do ex-governador de Sergipe. No conjunto de ações foi lançado o livro intitulado “Lourival Baptista: Pacificação e Desenvolvimento”.

Na oportunidade foi entregue uma placa em homenagem aos familiares. O jornalista Luiz Eduardo Costa, na época assessor de Lourival Batista, proferiu palestra sobre os 40 anos de convivência com ex governador. Em seu discurso, Eduardo falou sobre a sua amizade, respeito e admiração. “Homem público, decente, digno que fazia da política um sacerdócio e que tinha o maior respeito pelo interesse público. Ele era um político com ‘P’ enormemente maiúsculo, numa época que nós vivemos de tantas tragédias morais, o nosso Lourival era um exemplo de moralidade e ética inatacáveis”, salientou Costa.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, disse que Lourival Baptista era sergipano de coração, e prestou relevantes serviços à sociedade. “Um grande político que deixou sua marca”, disse.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Carlos Pinna, a Sessão Especial da Alese, é a principal homenagem, porque foi na casa do povo que Lourival Baptista começou a sua vida pública, como deputado estadual. “O ex-governador e ex-senador, se orgulhava muito de ter sido deputado estadual e um dos autores da Constituição de 1947 do Estado de Sergipe. Portanto, essa homenagem dá uma grande dimensão a essa comemoração do centenário Lourival Baptista, basta ver pela presença maciça da imprensa e das autoridades”, ressaltou Carlos Pinna.

A mesa foi presidida pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, composta pelo Governador em exercício Belivaldo Chagas, a filha do homenageado Angelina Batista Prudente, pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracaju, representando o prefeito Joao Alves Filho, Igor Albuquerque, pelo presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheiro Carlos Pinna de Assis, pelo jornalista Luiz Eduardo Costa, pelo desembargador José dos Anjos e pela deputada estadual Goretti Reis.

Quem foi Lourival Baptista?

Lourival foi deputado estadual (1947-1951), prefeito de São Cristóvão (1951-1954), deputado federal (1959-1967), governador de Sergipe (31 de janeiro de 1967 a 14 de maio de 1971) e senador (1971-1995). Também foi nomeado secretário da Educação e Cultura de Sergipe no governo de Augusto do Prado Franco.

Check Also

Havan vai inaugurar loja em Aracaju no dia 17 de junho

Havan vai inaugurar loja em Aracaju no dia 17 de junho ECONOMIA em 8 jun, 2021 ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.