Weldo Mariano concede entrevista e afirma:” Meu maior desafio é equilibrar as finanças do municipio”

Weldo Mariano concede entrevista e afirma:” Meu maior desafio é equilibrar as finanças do municipio”

O presidente da Câmara Municipal de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano de Souza, PRB, 41 anos, é vereador de segundo mandato, tem ensino médio completo, foi empossado prefeito interino da cidade de Canindé de São Francisco, no último dia 24/09, após a conclusão do relatório final da comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou irregularidades na gestão de Ednaldo da farmácia (PP).

Um dos primeiros atos a frente adotado foi decretar Emergência Financeira e administrativa, cortando todas as gratificações concedidas aos servidores públicos, inclusive cortou 20% do seu subsídio. “Uma medida não agradável para os servidores públicos, mas são medidas que visam enxugar as despesas da maquina publica diante da atual situação que se encontra Canindé”, justifica Weldo Mariano.

. O prefeito Interino de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano concedeu entrevista ao Jornal da Cidade, quando avaliou os primeiros dias de sua gestão, iniciado no ultimo dia 24 de setembro.

Na oportunidade, o prefeito interino falou sobre as primeiras medidas tomadas a frente da gestão e reconheceu as dificuldades e de imediato decretou estado de emergência financeira e administrativa, afirmando que é necessário “estancar a sangria”, para conseguir alcançar o equilíbrio financeiro nos cofres públicos de Canindé.

Segundo o prefeito Interino Weldo Mariano, as medidas amargas de começo do governo estão sendo tomadas visando evitar que o município seja penalizado, inclusive com perdas de recursos constitucionais, necessária para a manutenção da máquina pública.

Entenda

Ednaldo foi investigado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou denuncias de irregularidades. Ele foi denunciado porque não fazia o repasse de valores de empréstimos consignado de servidores para instituições financeiras, não pagava o recolhimento de INSS e emitiu nota fiscal referente a documentos que ele supostamente teria pago, mas que não foram recebidos.

1 – Como o senhor assumiu a gestão, qual o maior desafio e por quê?

      Weldo Mariano: nunca antes na historia a cidade esteve tão malcuidada, tão suja, tão abandonada, tão às escuras, tão mal administrada, tão jogada às traças. Encontrei um povo com autoestima em baixa, salários atrasados, falta de medicamentos nos postos, sucateamento da frota de veículos, estradas em péssimas condições de trafego, um caos.

Meu maior desafio é equilibrar as contas do município. É fazer Canindé de São Francisco andar para a frente, tornar o município prospero e cuidar do meu povo.   

2 – Quais são, hoje, os principais problemas de Canindé?

Weldo Mariano: São muitos os problemas. Mas eu diria que a questão da infraestrutura, da segurança, da falta de investimento na área do turismo foram fatores preponderante nos últimos anos para que Canindé estagnasse no tempo.

O desafio agora é dar tranquilidade à comunidade, por causa do momento. A cidade está atordoada com os últimos acontecimentos. Também temos que dar sequência a projetos desenvolvidos e aqueles que temos em mente, além de buscar melhorias para o município. A cidade recebeu de imediato uma ação por parte da secretaria de obras, através do gestor Beto Vieira, intensificando o serviço de reposição à paralelepípedo, melhorias em calçadas e fechamento de esgoto.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público de Canindé de São Francisco, intensificou o serviço de reposição à paralelepípedo, melhorias em calçadas e fechamento de esgoto. Os reparos nas entradas da cidade também já são visíveis, nosso objetivo é melhorar a estética de todo município como assim disse o Gestor da pasta Beto Vieira, que vem tendo um olhar voltado para a resolução dos problemas, ressaltando que ainda estão sendo realizadas algumas limpezas nas adjacências e acrescenta que ainda tem muito a ser feito.

3 – Qual foi sua primeira decisão a tomar posse no cargo de prefeito?  

Weldo Mariano – Um dos primeiros atos a frente adotado foi decretar Emergência Financeira e administrativa, cortando todas as gratificações concedidas aos servidores públicos, inclusive cortando 20% do meu subsídio. Uma medida não agradável para os servidores públicos, mas são medidas que visam enxugar as despesas da máquina pública diante da atual situação que se encontra Canindé.

4 – Como se deu a escolha do secretariado?

Weldo Mariano – “Foi um momento de cautela realmente, mas nós precisávamos escolher uma equipe técnica, principalmente do primeiro escalão porque o município não podia parar e tem pessoas que estão dispostas a nos ajudar a atravessar esse momento. Dei prioridade para servidores de carreira e a primeira medida é saber como a administração se encontra. Pedi a cada um deles um levantamento do quadro atual de cada secretaria.

5 –  O executivo está em sintonia com o legislativo?

Weldo Mariano – sou vereador e assumir interinamente a prefeitura. Sei que não há como governar sem conversar com o Legislativo e a população. Temos sim que construir um projeto em prol de todos os munícipes canindeenses. 

6 – Tem proposta para a saúde, educação, social?

Weldo Mariano – Faremos algumas mudanças radicais em busca de resultados em favor dos moradores. Temos como prioridade a saúde, educação, que inclui transporte de alunos, e a assistência social, tendo em vista que nosso povo, principalmente moradores da zona rural, é carente e precisa da prefeitura. Só peço um tempo, pois é inicio de uma nova gestão interina, e eu estou muito confiante na equipe e no apoio da Câmara quanto à aprovação de projetos.

6 – Deixe uma mensagem para a população

Weldo Mariano – Eu sei muito bem o que precisa na cidade. Eu tenho pé no chão. Vou fazer o que for possível e, com certeza, vou me doar para esse município andar para a frente. Sou prefeito interinamente e sei que o desafio é grande. Mas com fé em Deus, muita dedicação e amor vamos fazer de Canindé uma cidade prazerosa de se viver. Tenho recebido muitas mensagens de apoio, o que nos motiva para realizar uma administração histórica. Para isso, não vou abrir mão da transparência, do apoio da Câmara e exigir comprometimento de nosso secretariado

Check Also

População aprova gestão do prefeito Weldo Mariano em Canindé de Sao Francisco

Para o prefeito , os reflexos de ações implantadas pela gestão refletem uma aprovação já ...