São Cristóvão abre programação de março da Brigada Itinerante contra o Aedes

medium_efe286c484420eafd900882243dffbcb

A programação do mês de março de combate ao Aedes aegypti começou nesta quinta-feira, 02, no município de São Cristóvão. A Brigada Itinerante, força-tarefa do Governo do Estado gerenciada pela Secretaria da Saúde (SES) por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realiza ações de tratamento e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

“Os agentes de combate às endemias da Funesa visitam uma boa quantidade de imóveis nos municípios que passam. Em São Cristóvão, a Brigada realiza dois dias de ação, nesta quinta e sexta. Até o final deste mês de março, serão mais 11 municípios visitados”, informou o diretor geral da Funesa, Adriel Correia Alcântara.

Os demais municípios que receberão a visita da Brigada este mês são: Japaratuba, São Domingos, Simão Dias, Aquidabã, Lagarto, Monte Alegre, Carira, Cumbe, Salgado, Capela e Macambira. A escolha se baseia nos índices de infestação do vetor e também atende às solicitações feitas pelas prefeituras.

Além das atividades relacionadas ao combate direto ao mosquito, os agentes também levam informações e orientações à população. Nas casas, o trabalho de conscientização é feito diariamente. Já nas escolas, os brigadistas conversam com professores, servidores e alunos. Apenas no ano passado, foram quase 18 mil ações educacionais realizadas nas unidades escolares da rede pública do Estado de Sergipe.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2017 foram vistoriados 34,83% dos imóveis do Estado. “A principal arma de combate é a limpeza aliada à prevenção. Se cada pessoa se tornar um vigilante da casa e da comunidade, será mais fácil vencer essa batalha. 82% das larvas estão em reservatórios de água residenciais. Todo cuidado é pouco. Reforçamos para que cada munícipe receba o agente em casa e contribua com os trabalhos”, destaca a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá.

Check Also

“Banco de Leite Humano é realidade em Lagarto”, comemora Goretti Reis

“Banco de Leite Humano é realidade em Lagarto”, comemora Goretti Reis   A deputada estadual ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.