São Cristóvão abre programação de março da Brigada Itinerante contra o Aedes

medium_efe286c484420eafd900882243dffbcb

A programação do mês de março de combate ao Aedes aegypti começou nesta quinta-feira, 02, no município de São Cristóvão. A Brigada Itinerante, força-tarefa do Governo do Estado gerenciada pela Secretaria da Saúde (SES) por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realiza ações de tratamento e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

“Os agentes de combate às endemias da Funesa visitam uma boa quantidade de imóveis nos municípios que passam. Em São Cristóvão, a Brigada realiza dois dias de ação, nesta quinta e sexta. Até o final deste mês de março, serão mais 11 municípios visitados”, informou o diretor geral da Funesa, Adriel Correia Alcântara.

Os demais municípios que receberão a visita da Brigada este mês são: Japaratuba, São Domingos, Simão Dias, Aquidabã, Lagarto, Monte Alegre, Carira, Cumbe, Salgado, Capela e Macambira. A escolha se baseia nos índices de infestação do vetor e também atende às solicitações feitas pelas prefeituras.

Além das atividades relacionadas ao combate direto ao mosquito, os agentes também levam informações e orientações à população. Nas casas, o trabalho de conscientização é feito diariamente. Já nas escolas, os brigadistas conversam com professores, servidores e alunos. Apenas no ano passado, foram quase 18 mil ações educacionais realizadas nas unidades escolares da rede pública do Estado de Sergipe.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2017 foram vistoriados 34,83% dos imóveis do Estado. “A principal arma de combate é a limpeza aliada à prevenção. Se cada pessoa se tornar um vigilante da casa e da comunidade, será mais fácil vencer essa batalha. 82% das larvas estão em reservatórios de água residenciais. Todo cuidado é pouco. Reforçamos para que cada munícipe receba o agente em casa e contribua com os trabalhos”, destaca a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá.

Check Also

Mulher com útero transplantado tem bebê saudável nos Estados Unidos

Pela primeira vez nos Estados Unidos, uma mulher com útero transplantado deu à luz, disseram ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.