RenovaBR forma mais uma leva de sergipanos em São Paulo


Neste ano, mais de 31 mil pessoas se inscreveram no curso de formação política do RenovaBr, considerado pelo seu fundador, Eduardo Mufarej, como “uma escola de democracia”. Destes foram selecionadas 1.400 pessoas de 445 cidades de todas as regiões do país.

Entre os selecionados haviam filiados de 30 partidos diferentes e 41% dos alunos sem filiação partidária.Do total dos selecionados, 31% foram mulheres. Além disso, 39% se declararam preto, pardo ou indígena. O curso Renova Cidades 2019 teve duração de quatro meses e uma carga horária total de 96 horas, além da realização de exercícios, projetos práticos e entrega de trabalho final de curso.

Durante esse período, os alunos cursaram disciplinas de planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, além de terem acesso à conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha. Dos 1.400 alunos inicialmente matriculados no curso, formaram-se 1.170.

O RenovaBR, na definição dos seus mantenedores, existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. A iniciativa seleciona e prepara pessoas comuns do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira.

Fundado em 2017, concluiu seu primeiro curso em 2018, quando foram eleitos para algum mandato 17 das 133 lideranças formadas por ele. Os integrantes da primeira turma do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos em todo país.

Os formandos dessa primeira turma do RenovaBR em 2018, de Sergipe, são Alessandro Vieira, senador, Cidadania; Milton Andrade, Novo, Saulo Vieira, Novo, e Niully Campos, PSB, todos advogados de Aracaju; e Coronel Rocha, policial militar, Cidadania, São Cristóvão.

O RenovaBR formou em São Paulo no último final de semana 21 alunos de Sergipe. Todos que concluíram o curso receberam um Certificado Digital RenovaBR Cidades – certificação internacional -, que terá todas as informações dos formandos. Assim, a população poderá consultar e atestar a autenticidade do curso e capacidade técnica de cada um para assumir cargo público eletivo.

São formadas as seguintes pessoas, todas de Aracaju: Adriana Mallezan, Ana Paula, Niully Campos, Thieryson Santos e Rafael Melo, todos advogados; Leonardo Lisboa, professor; Glória Tereza Lopes, médica; Aurélio Barreto, analista de sistemas; Arthur Verona, empresário; Isaque Cangussu, delegado de Polícia, Venâncio Gumes, médico, e Clovis Neto, engenheiro

Mas teve gente de uma boa quantidade de municípios de Sergipe: da Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira, advogado. De Capela, Marcos Medeiros, professor; de Canindé, Erasmo Marinho Filho, advogado; de Lagarto, Danilo Correia, acadêmico de Administração e Eduardo Maia, advogado e professor. De Riachuelo, Silberlan Júnior, fisioterapeuta; de Poço Verde, Denisson Curvelo, advogado.

De São Cristóvão, o Coronel Rocha, policial militar, e Ramiro Fersan, engenheiro ambiental, e de Nossa Senhora do Socorro, Fito Silva, um estudante de Direito.

“O RenovaBR é uma escola de democracia. E ser democrata significa respeitar de verdade as diferenças. Nossa missão é ensinar, não importando as ideologias de nossos alunos. Nós somos independentes. Eles têm o direito de carregar as bandeiras em que acreditam”, afirma Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

“Muita gente está nos cobrando sobre o apoio de alguns alunos a este ou aquele político durante nossa formatura. Resolvemos explicar de uma vez por todas, para que fique claro: o Renova vai ter aluno governista e vai ter aluno de oposição. Vai ter aluno liberal, aluno conservador e aluno socialista. Vai ter aluno evangélico. Vai ter aluno LGBT. Vai ter aluno ruralista e aluno ambientalista. Aluno preto, branco, amarelo, pardo e indígena. Se você é capaz de lidar com isso, o RenovaBR é feito para você. Nosso papel é fazer com que a sociedade brasileira tenha melhores alternativas de escolha. Cabe a cada um fazer valer sua voz nas ruas e nas urnas”, completa Mufarej.

Fonte Jlpolitica

Check Also

Juventude Nova Geração Sagrou-se Campeão da Zona Rural 2019

Iniciado no dia 18 de agosto, a edição deste ano do Campeonato Estanciano de Futebol ...