Membros do Conselho de Turismo de Canindé são capacitados pelo Sebrae

 

O Programa Investe Turismo em Sergipe realizou, nesta quarta-feira, em Canindé de São Francisco, a segunda oficina de governança com os membros do Conselho Municipal do Turismo (Comtur). O Investe é um Programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério do Turismo (Mtur), Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), coordenado em Sergipe pelo Sebrae/SE e Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Canindé de São Francisco e outros municípios.  

O prefeito Weldo Mariano participou da segunda Oficina de Fortalecimento de governança juntamente com a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Tereza Raquel e membros da COMTUR. O prefeito falou da necessidade da parceria e reafirmou sua posição em dar apoio ao programa e continuará melhorando a infraestrutura da cidade, os atrativos turísticos, divulgando Canindé de São Francisco a partir de famtours e de feiras em outros estados.

Segundo Weldo Mariano, a parceria com o COMTUR com planejamento, unidos com o trade os resultados vão aparecer. Tereza Raquel, Secretaria de Turismo e presidente do conselho salientar a importância desta ação, que se soma ao trabalho que a Prefeitura de Canindé realiza para fortalecer o turismo no município.

Nesta segunda oficina, que teve a parceria do Xingol Parque Hotel– responsável por disponibilizar o auditório do estabelecimento para realização da capacitação, e equipe de apoio – Rafael Lucchesi Consultou e Facilitador do SEBRAE concedeu uma entrevista ao Portal Sergipe News, falou sobre a necessidade de fortalecer a governança do turismo, e que o trade do turismo os “atores”, compreendam que o poder público é mais uma torre, e quem faz o turismo acontecer são as empresas, relata.

O consultor do Sebra/SE apresentou a revisão do Mapa do Turismo do Destino, discutida na oficina anterior, com novas estratégias de visão, missão, valores e princípios para nortearem os trabalhos do Conselho. Na nova proposta, foram discutidos avanços nas cinco ações do plano: implantação do Observatório de Turismo; fortalecimento do turismo; marketing do Destino; capacitação para o turismo; e formulação de novos produtos e roteiros.

Após ricos debates em torno do que já foi realizado e problemas de execução em algumas metas, o grupo chegou à conclusão de que uma das principais metas e fazer com que o turista venha de fato conhecer os atrativos de Canindé, fazendo com que as excursões parem no município gerando renda e movimentando o mercado local.

Bastante otimista foi a palavra que resumiu o sentimento do empresário Álisson da Pousada ILLOA, com a realização das oficinas do Investe Turismo e as perspectivas que se abrem a partir do Comtur e do papel dos seus membros.

A secretário também avaliou de forma positiva a oficina e acredita que o turismo em Canindé vive um novo momento, a partir de um novo olhar, o da “somação de esforços e de unidade”.

“A cada dia, a cada encontro, a cada ação, percebemos não só a vontade de todos em acertar, mas um desejo superior de unidade de ação, todos de mãos dadas para enfrentar os problemas e vencê-los, isso é a base do nosso trabalho e é isso que vimos aqui e vamos ver em todos os encontros, todos juntos pelo turismo de Canindé”, concluiu Raquel.

 

 

 

 

Check Also

TCE elege novo presidente

TCE Sergipe 7 DE NOVEMBRO DE 2019 | ATUALIZADO HÁ 1 HR O conselheiro Luiz ...