Luciano Bispo propõe criação do Programa Estadual de Orientação Sobre Down

luciano_bispo_281216_jadilson

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), apresentou Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Orientação Sobre a Síndrome de Down, o qual deve ser constituído por um conjunto de ações do Poder Público e da sociedade civil organizada, voltado para a compreensão, o apoio aos seus familiares, envolvendo as diversas áreas de atuação do Estado, como a educação, a saúde e a área social, proporcionando melhor qualidade de vida, e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down.

Dentre os objetivos do Programa Estadual de Orientação Sobre a Síndrome de Down, estão o de assegurar a realização, por parte das maternidades, hospitais e instituições similares no Estado de Sergipe, do exame do estudo cromossômico (teste de cariótipo) nos recém-nascidos com hipótese da síndrome. Com esse projeto, o deputado estadual Luciano Bispo deseja sensibilizar ainda mais todos os setores da sociedade e estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às pessoas com Down e seus familiares.

Outra ação que integra o programa é a de possibilitar que a sociedade esteja informada a respeito das principais questões que envolvem a convivência das pessoas com a síndrome; implantar atividades de comunicação envolvendo os diversos setores do poder público e organizações da sociedade. “Precisamos que todos nós tenhamos a consciência de que é importante conhecer os direitos e fazer a nossa parte pra melhorar a vida das pessoas com a síndrome de Down e seus familiares. Muita coisa já está sendo feita pelo Estado, mas, é preciso que a gente possa fazer ainda mais, e a ideia deste projeto é que estejamos todos juntos pra fortalecer esta questão”, informou Luciano Bispo (PMDB).

O projeto já foi protocolado e será discutido pelos demais deputados, se aprovado, será encaminhado para o governador do estado, o qual terá uma participação fundamental na execução dessa união entre os segmentos da sociedade. “Na verdade muitas ações na área social já vem sendo realizadas pelo governador Jackson Barreto e a Assembleia Legislativa aprovando esse projeto ajudará, ainda mais, inclusive com a nossa TV Alese, em canal aberto (48.2), que fará uma ação de comunicação para a sociedade de todos os direitos e deveres que envolvem a questão”, disse Luciano Bispo.

Com a aprovação do projeto, haverá maior interação entre os profissionais da área da saúde, educação, desenvolvimento social, os familiares e os próprios cidadãos que possuem a síndrome, objetivando a aplicação de conceitos técnicos para a melhora da qualidade de vida destas pessoas e seus familiares. “Eu tive um irmão, Renato Bispo, que tinha problemas de saúde e sei quais são as dificuldades para uma família em oferecer uma condição de vida digna para um parente com alguma síndrome, e enquanto eu puder contribuir para melhorar a vida dessas pessoas e suas famílias, vou continuar trabalhando”, finalizou Luciano Bispo.

 

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

Check Also

“Banco de Leite Humano é realidade em Lagarto”, comemora Goretti Reis

“Banco de Leite Humano é realidade em Lagarto”, comemora Goretti Reis   A deputada estadual ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.