Edvaldo se reúne com Comissão Estadual da Verdade

21/08/18 17h55

 

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta terça-feira, 21, em seu gabinete, o presidente da Comissão Estadual da Verdade, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. No encontro, Subrinho apresentou proposta de marcação de locais em Aracaju de memória de eventos relacionados à repressão e resistência aos regimes autoritários no país entre 1946 e 1981. O prefeito se mostrou receptivo à ideia e se comprometeu a enviar um projeto de lei para a Câmara normatizando a iniciativa.

“O projeto apresentado pela Comissão da Verdade tem grande relevância, por isso enviaremos o projeto à Câmara, para que seja analisado pelos vereadores. Uma vez aprovado, colocaremos a ideia em prática, dada a necessidade de manter viva a memória dos eventos relacionados à luta contra a ditadura”, afirmou o prefeito.

O presidente da Comissão comemorou a boa receptividade da gestão municipal. “O prefeito entendeu perfeitamente o projeto e compartilha da ideia de marcação destes locais, para que cultivemos a memória, e para que se tornem espaços de visitação”, disse.

Participaram da reunião o vereador Antonio Bittencourt e os membros da comissão José Elito de Vasconcelos, Gilson Sérgio Matos Reis e Gabriela Rebouças.

De acordo com a Recomendação 001/2018, a Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo” defende “o reconhecimento dos lugares da cidade vinculados à luta política pela democracia como um importante instrumento de educação para a cidadania, sendo fundamental a memória como estratégia de consolidação da própria democracia”. Neste sentido, a comissão solicita a criação do inventário destes lugares, sua sinalização e organização, para estabelecimento de um “museu de percurso”.

Check Also

Mandato coletivo: Grupos se organizam para lançar candidatos ao Legislativo

Por Debora Matos       Transformar a velha política em mais voz para o ...