Deputada Goretti Reis se une para trazer de volta para Sergipe transplantes renais

IMG_2968

Ontem, 2 de fevereiro, a deputada estadual, Goretti Reis recebeu em seu gabinete os diretores de Transplante Renais em Sergipe, Lúcio Alves, Antônio Olimpio e Mário Júnior. O objetivo do encontro foi expor para a parlamentar as dificuldades enfrentadas em Sergipe no que se refere à transplante renal.

 

A principal solicitação foi apoio da deputada para a volta de transplantes em Sergipe e também apresentaram documentos com as dificuldades que passam  os doentes renais crônicos. “Nosso encontro foi muito proveitoso. Meu transplante foi todo custodiado por mim. O estado cedeu apenas passagem aérea e ajuda de custo insignificante para a gravidade do problema. Quem não tem condições financeiras fica numa máquina de hemodiálise até quando Deus quiser. O fato de Goretti Reis já ter entrado em contato com a direção do Hospital Universitário e com a secretaria de Saúde de Aracaju nos trouxe uma esperança para que esse sofrimento acabe e que o poder público  dê mais atenção a causa,” ressaltou o transplantado Mário Júnior que disse ter tido sorte em conseguir sair da máquina e pretende que isso aconteça com mais doentes.
“Precisamos nos unir em defesa dessa causa. Desde 2012 que Sergipe não realiza transplantes de rins e as clínicas não tem previsão de retorno. Mais de mil pessoas fazem alguma modalidade de diálise em Sergipe e mais da metade precisam de transplante. Diante disso não podemos permitir que esse quadro cruel permaneça.” Lamentou a parlamentar.
A deputada foi informada de que em 2016 o Hospital Universitário da UFS protocolou no município a solicitação de habilitação para fazer transplantes e aguarda as autorizações do município e do Ministério da Saúde. “Me comprometi em agendar reuniões com os secretários estadual e municipal da Saúde para que possam dar andamento às demandas dos renais em Sergipe.” Ressaltou Goretti.
“Ficamos satisfeitos com a receptividade da deputada Goretti e aguardaremos os desdobramentos da visita. Esse tipo de apoio é fundamental para que consigamos trazer de volta a realização de transplantes e oferecer uma vida digna para os crônicos de nosso estado.” Finalizou Lúcio Alves.

 

Por Assessoria Parlamentar

Check Also

Ipesaúde registra baixo fluxo durante o carnaval

O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde, SPA, que realiza procedimentos de urgência e emergência ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.